terça-feira, 4 de setembro de 2018

Poá: nota do IDEB

Veja o print abaixo feito de postagem na página do facebook da Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá referente a nota do IDEB divulgada hoje:

Cobrimos a face das crianças por não sabermos se existe autorização de uso da imagem das mesmas. e Dos outros adultos também por questões de direito de imagem.

Na imagem acima que contém o texto de exaltação ao sucesso da Educação poaense esqueceram de informar um dos principais agentes responsáveis pela metas alcançadas no IDEB: os/as professores(as). Entretanto, na matéria publicada no site da prefeitura na fala atribuída ao secretário de educação é feita menção aos educadores:  
“Esse resultado é devido ao trabalho planejado que vem sendo feito em Poá, além da conscientização das famílias que estão percebendo a importância da Educação para um futuro melhor. Essa parceria do Poder Público com os pais e somada ao empenho e dedicação dos professores, funcionários e estudantes das nossas escolas, conquistou esse resultado fantástico. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos”.
Essa é a versão para inglês ver. A versão realista seria: 
“Esse resultado é devido ao trabalho planejado que vem sendo feito em Poá, além da conscientização das famílias que estão percebendo a importância da Educação para um futuro melhor pois da forma que governamos correm o risco de não tê-lo. Essa parceria do Poder Público com os pais e somada ao empenho e dedicação dos professores que não tiveram reajuste salarial, que perderam o bônus conhecido como décimo quarto e tiveram todos os dias de greve descontados porque não sou a favor de direito garantido pela Constituição , funcionários que também não tiveram reajustes e tiveram todos os dias descontados da greve sem direito à reposição e estudantes que não contam mais com material didático apostilado e  das nossas escolas que sofrem com problemas de manutenção, conquistou esse resultado fantástico. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos”.
A partir da minha inferência do que seria o mais real na fala do secretário e fazendo referência ao termo "fantástico" que o mesmo usa, afirmo que o resultado não foi fantástico, foi na verdade corajoso, esperançoso e aguerrido. Pois os profissionais da educação viram seus salários serem achatados; seus benefícios serem retirados; o preço da gasolina, do gás de cozinha, da eletricidade e tantos outros produtos subirem exorbitantemente por várias vezes ao ano e não se deixaram levar pela violência simbólica que esses fatores representaram contra eles e cumpriram seu papel de funcionário público, cumpriram o  seu papel político, cumpriram o seu papel cultural e cientifico , não deixando as crianças desamparadas intelectualmente. Todos os profissionais da educação docentes e não docentes realmente estão de parabéns, bem como os alunos que tomaram pra si a missão de aprender.
Os profissionais da Educação realmente estão de parabéns, isso porque cumpriram sua função profissional  e tiveram forças para reivindicar seus direitos mesmo quando até mesmo pais e estudantes não os apoiavam. Mesmo quando no presente atacam sua profissão e seus direitos descaradamente de forma vil e baixa. Mais uma vez PARABÉNS!
Voltando a imagem acima e ao texto publicado no site da prefeitura, duas questões chamam a atenção: 1) quando é citado que "Esse resultado é devido ao trabalho planejado ..", nos colocamos em dúvida: que trabalho planejado seria esse? Planejamento de demitir professores? Planejamento de não ter mais material apostilado? Planejamento de entregar material escolar no meio do ano? Planejamento de retirar benefícios e acabar com direitos? Muito curiosa esta fala, e;2) no texto do site da administração pública o jornalista cita o nome de escolas que foram destaques no IDEB de 2017, entre elas está a EMEB Estância Hidromineral, de Ensino Fundamental II, a mesma escola que em 2017 o prefeito Gian Lopes queria fechar. Ironia não?
O fato é que Gian Lopes faz propaganda de um sucesso que não é dele. Pois até o momento só jogou contra a Educação poaense e mais do que isso ele só tem mostrado que não tem palavra. Dúvida? Veja parte do programa(promessa) de governo dele na eleição municipal de 2016 que o elegeu:


Aí eu pergunto: de quem é a responsabilidade do sucesso educacional de Poá: do Prefeito ou dos Professores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário